Funcionário do consulado da Alemanha é preso no RS sob suspeita de armazenar imagens de abuso sexual infantojuvenil
05/09/2025
(Foto: Reprodução) Funcionário do consulado da Alemanha é preso no RS sob suspeita de armazenar imagens de abuso sexual infantojuvenil
Polícia Civil/Divulgação
A Polícia Civil prendeu em flagrante em Porto Alegre um funcionário do Consulado-Geral da Alemanha sob suspeita de armazenar imagens de abuso sexual infantojuvenil. A identidade dele não foi divulgada, mas é um homem estrangeiro de 56 anos.
Ação contra ele ocorreu na quinta-feira (4) em um endereço no bairro Higienópolis. Segundo a Polícia Civil, "ele é um agente consular em serviço no Brasil".
Uma equipe de peritos do Setor de Informática Forense do Departamento de Criminalística do Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizou perícia técnica preliminar nos dispositivos eletrônicos apreendidos e pelo menos mil arquivos com imagens de abuso sexual infantojuveniel foram encontrados em notebook e HDs externos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Conforme o delegado Raul Vier, diretor da Divisão Especial da Criança e do Adolescente (Deca), isso possibilitou "a caracterização do crime e a autuação em flagrante do autor dos delitos".
O suspeito começou a ser investigado em fevereiro deste ano. Desde então, ele era monitorado pela internet.
"A internet pode passar a falsa impressão de anonimato, mas os crimes cometidos no ambiente virtual deixam rastros. O papel da Polícia Civil é percorrer esse caminho visando à identificação dos autores desses graves delitos que atingem crianças e adolescentes", afirma o delegado Vier.
Após ser preso em flagrante, o homem foi encaminhado à prisão.
"Cada imagem e vídeo com conteúdo de pornografia infantil representa não apenas um crime isolado, mas evidencia a ocorrência de outro delito antecedente, cometido contra uma vítima real. Por trás de cada arquivo há uma criança, em algum lugar do mundo, que foi abusada para que aquela imagem fosse produzida", conta a delegada Sabrina Doris Teixeira, titular da 2ª Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
O g1 e a RBS TV tentam contato com o consulado da Alemanha em busca de uma posição a respeito da prisão.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS