Destruída durante enchente de 2024, ponte que liga Lajeado a Arroio do Meio pela ERS-130 é reconstruída no RS
10/04/2025
(Foto: Reprodução) Travessia voltou a permitir passagem de veículos. Obra deveria ter ficado pronta em seis meses, mas teve dois adiamentos. Custo foi de R$ 14 milhões e mais de 50 mil veículos passam por ela por mês. Ponte destruída pela enchente de 2024 na Região dos Vales do RS, em Lajeado, foi reconstruída
Governo do RS/Divulgação
O governo do Rio Grande do Sul inaugurou, na manhã desta quinta-feira (10), uma ponte na ERS-130, na Região dos Vales, que foi reconstruída após ser destruída durante a enchente que atingiu o estado em maio de 2024.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A travessia faz a ligação de Lajeado a Arroio do Meio e, agora, volta a permitir a passagem de qualquer tipo de veículo. Ela tem 172 metros de comprimento e é 5 metros mais alta que a ponte antiga. A ponte custou R$ 14 milhões aos cofres públicos.
A falta da travessia prejudicou o tráfego de milhões de pessoas e milhares de veículos mensalmente. Segundo a EGR, concessionária responsável pela manutenção da rodovia, mais de 50 mil veículos passavam pela ponte por mês. Uma ponte provisória chegou a ser montada pelo Exército, mas a capacidade era menor – ela deve ser desmontada até o fim de abril.
A ponte deveria ter ficado pronta em seis meses, a contar de junho de 2024, quando foi aberta uma licitação para contratar uma empresa que ficaria responsável pela obra. No entanto, houve dois adiamentos: em novembro de 2024 e depois 29 de março de 2025. A justificativa foi o clima instável.
No último domingo (6), liberaram o trânsito provisoriamente para veículos leves para a inauguração do Cristo Protetor de Encantado. O tráfego foi bloqueado novamente durante a noite do mesmo dia para a manutenção do asfalto.
Ponte destruída pela enchente de 2024 na Região dos Vales do RS, em Lajeado, foi reconstruída
RBS TV/Reprodução
Pedágio
A EGR anunciou que deve voltar a cobrar até o mês que vem pedágio para o tráfego no trecho de 15 km que fica após a ponte no sentido a Encantado.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS